A NextEra Energy anunciou nesta segunda-feira (27) a reativação da usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para suprir a crescente demanda de energia dos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A usina, que operou por 45 anos e está desativada desde 2020, deve voltar a funcionar em 2029, com investimento estimado em mais de US$ 1,6 bilhão financiado por um contrato de 25 anos firmado com o Google.
O acordo comercial é a base para o investimento da NextEra na reabertura da planta nuclear, segundo a empresa. Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, afirmou que a parceria representa um modelo para ampliar capacidade energética no país, combinando energia limpa e confiável com geração de empregos. O Google também planeja estudar novas possibilidades de geração nuclear com a NextEra diante do aumento da demanda elétrica causada pela expansão da IA.
O consumo de energia dos data centers, que suportam projetos de inteligência artificial, cresce de forma significativa. Em abril, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que essa demanda deve dobrar até 2030. Empresas do setor tecnológico têm buscado fontes de energia estáveis e com baixo impacto ambiental, impulsionando o interesse pela energia nuclear no cenário atual.
Em 2023, a Microsoft firmou contrato semelhante com a Constellation Energy para reabrir a usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para 2028. Esses movimentos indicam uma retomada da energia nuclear como fonte confiável para suprir grandes volumes de eletricidade, especialmente para infraestruturas intensivas em energia, como as de IA.
A energia nuclear sofreu declínio após o acidente de Fukushima, em 2011, e com a ascensão do gás de xisto, uma alternativa mais barata. Agora, o aumento da procura por energia limpa e consistente reacende o interesse pelo setor nuclear, segundo informações do Financial Times. Contudo, especialistas alertam que a reativação de usinas exige rigorosos padrões de segurança e regulamentação para evitar riscos ambientais e operacionais.
A NextEra Energy está entre as maiores empresas fornecedoras de energia elétrica nos Estados Unidos e pretende expandir sua participação no segmento nuclear voltado para a tecnologia. O projeto da Duane Arnold Energy Center destaca a importância da adequação das fontes energéticas frente ao avanço da inteligência artificial e suas necessidades de infraestrutura.
Como o uso da IA continua a crescer, a procura por fornecedores de energia confiável e sustentável deve se intensificar, levando outras empresas do setor tecnológico a buscar contratos similares. A reativação de usinas antigas é vista como uma alternativa para suprir essa demanda sem comprometer metas ambientais.
Em suma, a parceria entre Google e NextEra para a reativação da usina nuclear em Iowa reflete uma tendência crescente no uso da energia nuclear como solução para a crescente carga energética dos data centers de IA. Apesar do aumento dos investimentos, o processo requer atenção a normas de segurança rigorosas para mitigar possíveis impactos ambientais e operacionais.
—
Palavras-chave relacionadas para SEO:
– reativação de usina nuclear
– Google energia nuclear
– NextEra Energy
– energia para inteligência artificial
– Duane Arnold Energy Center
– consumo de energia data centers
– energia limpa
– segurança em usinas nucleares
– energia nuclear nos EUA
– demanda energética IA
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com
