A NextEra Energy anunciou na segunda-feira (27) a

A NextEra Energy anunciou na segunda-feira (27) a reativação da usina nuclear Duane Arnold Energy Center, em Iowa, para fornecer energia principalmente aos projetos de inteligência artificial (IA) do Google. A planta, que funcionou por 45 anos e está fechada desde 2020, deve voltar a operar em 2029.

O Google firmou um contrato de 25 anos para compra de energia da usina, que terá seu investimento viabilizado por esse acordo. O custo do projeto pode superar US$ 1,6 bilhão, segundo o Financial Times. A parceria busca ampliar a capacidade energética com fontes limpas e confiáveis para o crescimento da IA.

Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, afirmou que a colaboração servirá de modelo para ampliar a infraestrutura energética dos EUA, combinando energia acessível e geração de empregos. Além disso, o Google pretende explorar novas oportunidades na energia nuclear com a NextEra devido ao aumento da demanda.

O crescimento da IA tem impulsionado a busca por energia estável e de baixa emissão de carbono. Em abril, a Agência Internacional de Energia (AIE) estimou que o consumo dos data centers deve dobrar até 2030. Essa alta demanda tem levado empresas de tecnologia a investirem na reabertura de usinas nucleares.

Em 2023, a Microsoft assinou um contrato semelhante para a reativação da usina Three Mile Island, na Pensilvânia, prevista para 2028. Segundo o Financial Times, a energia nuclear vive um “renascimento” após um período de declínio ocorrido após o desastre de Fukushima, em 2011, e o avanço do gás de xisto.

Especialistas consultados pelo Financial Times alertam que a reativação de usinas exige cautela e deve obedecer a rígidos padrões de segurança e regulamentação para evitar riscos ambientais e operacionais. A NextEra enfatiza o compromisso com esses critérios em todo o processo.

A demanda crescente de eletricidade para projetos de IA tem transformado o cenário energético, exigindo fontes confiáveis e sustentáveis. A reativação da Duane Arnold Energy Center é parte dessa estratégia adotada pelo Google e outras empresas de tecnologia para garantir o fornecimento contínuo.

O acordo entre Google e NextEra evidencia a tendência das companhias de alta tecnologia em garantir energia para suas operações com foco em sustentabilidade. Essa abordagem pode influenciar a expansão da infraestrutura nuclear nos EUA nos próximos anos.

A reativação reforça o papel da energia nuclear em responder à necessidade crescente de eletricidade sem comprometimento ambiental, atuando como alternativa à energia fóssil para os projetos que demandam grande capacidade energética.

Palavras-chave para SEO: energia nuclear, Google, NextEra Energy, Duane Arnold Energy Center, inteligência artificial, data centers, consumo de energia, energia limpa, contrato de energia, reativação de usinas, Three Mile Island, Microsoft, segurança nuclear, eletricidade para IA, energia sustentável.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile