Economia

O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu o

O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu o
  • Publishedoutubro 22, 2025

O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) venceu o leilão realizado em 22 de maio pela Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e se tornou o primeiro grupo privado a administrar o canal de acesso do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. O contrato de concessão tem duração de 25 anos e prevê investimentos de ao menos R$ 1,23 bilhão nos primeiros cinco anos.

O canal de acesso, com 34,5 quilômetros, é a principal via aquaviária para navios que operam no porto desde a década de 1970. A concessão significa que o CCGD assumirá a responsabilidade pela dragagem, derrocagem, sinalização e demais manutenções para garantir a profundidade e a segurança das embarcações no trecho.

Atualmente, o calado do canal, que é a distância entre o ponto mais profundo da embarcação e a superfície da água, é de 13,3 metros. A concessão obriga o consórcio a ampliar essa profundidade para 15,5 metros, o que permitirá navios transportarem, em média, mil contêineres ou 14 mil toneladas a mais de carga sem custo adicional para os usuários.

A outorga oferecida pelo CCGD foi de R$ 276 milhões, superior às concorrentes, além de propor um desconto de 12,63% na taxa Inframar, que é cobrada das embarcações para acesso e manutenção do canal. Essa taxa cobre os custos da dragagem, que antes eram responsabilidade da autoridade portuária pública. Agora, o consórcio será o responsável por fazer essas intervenções constantemente.

Quatro empresas participaram do processo de concorrência, no qual o desconto da taxa Inframar foi o critério inicial de seleção. Dois participantes alcançaram o desconto máximo permitido, 12,63%, e a decisão final levou em conta o valor da outorga. O CCGD superou os concorrentes na disputa de viva-voz, oferecendo o valor maior para exploração do canal.

O governo do Paraná e o Ministério dos Portos destacam que esta concessão é pioneira no país para canais de acesso portuários e servirá como modelo para futuras concessões em outros portos brasileiros, incluindo Santos (SP), Itajaí (SC), Porto da Bahia e Rio Grande (RS).

Além da responsabilidade operacional, os investimentos previstos no contrato incluem a realização de estudos hidrográficos, modernização do canal e manutenção contínua ao longo do período de concessão. A tarifa Inframar só poderá ser aplicada em sua totalidade após a conclusão das obras previstas.

O leilão do canal de acesso do Porto de Paranaguá insere o porto em uma nova fase de gestão, com maior participação privada em serviços essenciais e foco na ampliação da capacidade operacional. Isso pode contribuir para a competitividade do porto na exportação e importação, beneficiando operadores e o comércio exterior do Paraná.

**Palavras-chave relacionadas para SEO:**

Concessão Porto de Paranaguá, Canal de Acesso Porto Paranaguá, leilão Porto Paranaguá, Consórcio Canal Galheta Dragagem, dragagem porto, investimento Porto Paranaguá, taxa Inframar, profundidade canal Porto Paranaguá, porto privado Brasil, gestão privada portuária

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply