Europa inicia substituição do carimbo no passaporte por sist

Imagem: s2-g1.glbimg.com

A partir deste domingo (12), 29 países europeus iniciam a substituição do carimbo no passaporte pelo Sistema de Entrada/Saída (EES), que opera com identificação eletrônica por dados biométricos. A implementação do novo sistema será gradual e deverá ser concluída até 9 de abril de 2026.

Os países envolvidos incluem Portugal, França e Espanha, entre outros, enquanto o Reino Unido não participará da iniciativa. O EES aplicará a coleta de impressões digitais e fotos faciais de viajantes não pertencentes à União Europeia, nem à Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, para estadias de até 90 dias dentro de um período de 180 dias.

Na chegada, agentes de fronteira coletarão os dados biométricos para registrar a entrada, com possibilidade de pré-cadastro via aplicativo ou em dispositivos nos pontos de fronteira. Ainda assim, a checagem presencial continuará obrigatória, podendo os dados serem coletados novamente se necessário.

O sistema eletrônico tem como objetivo modernizar o controle migratório, substituindo o selo manual que será mantido como opção até o término da transição. A tecnologia não implicará custos adicionais aos viajantes.

Essa modernização integra um pacote de reformas da União Europeia nos processos de fronteira. Entre as outras medidas, destaca-se a implantação do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias). Previsto para entrar em vigor no último trimestre de 2026, o Etias será uma autorização eletrônica, obrigatória para viajantes que não precisem de visto para estadias curtas, como brasileiros, com custo estimado em 20 euros.

Os países que aderem à implementação do EES são Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

O avanço tecnológico reforça o controle das fronteiras europeias, visando segurança e eficiência na identificação de viajantes. Para os brasileiros, a mudança representa a adoção de uma nova rotina migratória durante a entrada no espaço Schengen e outros países participantes.

Até o fim da transição em 2026, continuará sendo possível obter o carimbo manual no passaporte, garantindo flexibilidade aos viajantes e autoridades.

Palavras-chave relacionadas:
Sistema de Entrada/Saída, EES, passaporte eletrônico, controle migratório Europa, dados biométricos, União Europeia, autorização de viagem, Etias, fronteiras europeias, imigração.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile