O padre Gabriel Natan, vigário da Paróquia São Francisco de Assis, em Blumenau (SC), recebeu um pedido de oração incomum nesta semana: rezar pela personagem Odete Roitman, da novela “Vale Tudo”, após a morte da personagem no remake exibido na última segunda-feira (6). O pedido partiu de um membro da comunidade da igreja, surpreendendo o sacerdote.
“Um paroquiano mandou: o senhor pode rezar por uma pessoa que faleceu? Eu falei claro. Qual o nome? Ela mandou: Odete Roitman”, relatou o padre ao compartilhar a situação nas redes sociais. A personagem, interpretada por Débora Bloch nesta versão, teve sua morte exibida na trama exibida pela TV Globo.
A cena marcou a morte da CEO da TCA que foi baleada em sua suíte, vestindo um conjunto cinza. A roupa foi uma homenagem à personagem original, interpretada por Beatriz Segall em 1988. A figurinista Marie Salles contou que foram produzidos oito blusas e seis calças idênticas para as cenas, visando efeitos visuais como sangue falso.
A direção e a autora Manuela Dias solicitaram que o figurino tivesse uma forte semelhança com o da versão original, mas com um toque contemporâneo para representar a personagem atual. “Chamamos isso de roupas duplas, necessárias para efeitos, sangue…”, explicou a figurinista. Ela ainda mencionou que a escolha do tecido buscou homenagear Helena Gastal, figurinista da primeira edição da novela.
O mistério em torno da morte de Odete Roitman foi um marco na teledramaturgia brasileira em 1988, gerando bolões, cartas e grande suspense entre o público na época. A cena da personagem recebendo o tiro permaneceu um dos momentos mais comentados da televisão.
O recente remake manteve o clima de mistério, reforçando a importância da trama e a expectativa pela identidade do autor do crime. O pedido de oração pelo personagem fictício evidencia o impacto cultural e emocional que a novela ainda provoca no público.
A morte da personagem gerou repercussão além dos limites da trama, chegando até mesmo a manifestações de religiosos, como exemplifica o padre Gabriel Natan. O caso reflete a conexão entre a ficção e a vida dos espectadores em diferentes contextos sociais.
—
Palavras-chave relacionadas:
Odete Roitman, Vale Tudo, Padre Gabriel Natan, morte de Odete Roitman, novela Vale Tudo 2024, remake Vale Tudo, Débora Bloch, Beatriz Segall, figurino Vale Tudo, Manuela Dias, novela brasileira, suspense televisivo, cultura popular.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com
