Tecnologia

O ex-presidente Donald Trump publicou nesta segunda-feira (6

O ex-presidente Donald Trump publicou nesta segunda-feira (6
  • Publishedoutubro 6, 2025

O ex-presidente Donald Trump publicou nesta segunda-feira (6) seu primeiro vídeo no TikTok desde novembro de 2024, afirmando que salvou o aplicativo e que os jovens usuários “lhe devem essa”. A publicação ocorre pouco mais de dez dias após Trump ter assinado uma ordem executiva estabelecendo os termos para a venda das operações do TikTok nos Estados Unidos para uma nova empresa americana.

No vídeo, Trump se dirige aos jovens usuários do aplicativo, afirmando: “Eu salvei o TikTok, então, vocês me devem essa. Vocês estão olhando para mim na Sala Oval e um dia um de vocês vai estar sentado aqui nessa cadeira e vai estar fazendo um ótimo trabalho também.” A declaração faz referência à sua gestão e ao futuro que ele visualiza para os jovens americanos.

A ordem executiva assinada por Trump determinou que o controle do TikTok nos EUA deve ser transferido para uma empresa americana até o dia 16 de dezembro. Conforme o decreto, essa nova companhia terá sede nos Estados Unidos e estará limitada a possuir no máximo 20% de capital estrangeiro. O objetivo, segundo o governo americano, é manter o aplicativo ativo no país de forma “segura”.

O TikTok é propriedade da empresa chinesa ByteDance, que tem enfrentado acusações dos Estados Unidos por supostamente facilitar a coleta de dados e o monitoramento de usuários americanos pelo governo chinês. A ByteDance nega essas acusações. O governo dos EUA classifica esses riscos como ameaças à segurança nacional.

Trump afirmou também que conversou com o presidente da China, Xi Jinping, e que o líder chinês aprovou o acordo para a venda do TikTok. “Falei com o presidente Xi. Tivemos uma boa conversa, contei a ele o que estávamos fazendo, e ele disse para prosseguirmos”, declarou o ex-presidente.

Até o momento, nem o TikTok nem a ByteDance se manifestaram publicamente sobre a ordem executiva e o acordo proposto. Já o Ministério das Relações Exteriores da China, nesta sexta-feira (26), afirmou que o governo “respeita a vontade das empresas e as incentiva a conduzir negociações comerciais com base nas regras de mercado para chegar a soluções que estejam em conformidade com as leis e regulamentações chinesas e alcancem um equilíbrio de interesses”.

O porta-voz do ministério, Guo Jiakun, pediu que os Estados Unidos ofereçam um ambiente “de negócios aberto, justo e não discriminatório” para empresas chinesas que investem no país. Ele não forneceu mais detalhes sobre o andamento das negociações nem sobre o acordo específico do TikTok.

A medida reflete a crescente tensão entre os EUA e a China em relação ao controle e à segurança de dados relacionados a empresas de tecnologia chinesas com operações americanas. O acordo pretende garantir que o TikTok continue disponível para os usuários americanos, mas sob supervisão e controle local.

O prazo para concluir a transferência final das operações é 16 de dezembro, conforme o decreto assinado por Trump. O futuro do TikTok nos Estados Unidos seguirá dependente do desdobramento desse acordo e das negociações entre as empresas envolvidas e os governos dos dois países.

Palavras-chave para SEO: Donald Trump, TikTok, TikTok EUA, ByteDance, ordem executiva, segurança nacional, China, acordo TikTok, transferência TikTok, presidente Xi Jinping.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply