O cartão de confirmação de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 já está disponível para impressão, indicando o local de prova para os candidatos neste domingo (5), em 228 cidades pelo Brasil. O concurso oferece 3.652 vagas para níveis médio, técnico e superior, com salários entre R$ 4 mil e R$ 16,4 mil.
Os locais de prova foram definidos conforme o CEP informado pelos candidatos no momento da inscrição. Além do endereço, o cartão traz o número de inscrição, horários das provas e informações sobre atendimento especializado ou uso do nome social. O acesso deve ser feito pelo site oficial da FGV, utilizando login com conta gov.br, na Área do Candidato.
A prova objetiva será aplicada das 13h às 18h para nível superior, e das 13h às 16h30 para nível intermediário, com fechamento dos portões às 12h30, horário de Brasília. A avaliação terá questões de múltipla escolha, com conteúdos comuns a todos os candidatos e específicos de acordo com o bloco temático escolhido.
Além disso, os aprovados na primeira fase farão a prova discursiva em 7 de dezembro. Para nível superior, serão duas questões discursivas, e para nível intermediário, uma redação dissertativa. O tempo de duração é de 3h30 para nível intermediário e 5 horas para superior.
Nesta edição, o processo seletivo está organizado em nove blocos temáticos, agrupando cargos por áreas semelhantes, como Seguridade Social, Cultura e Educação, Ciências e Tecnologia, e Engenharia, entre outros. A inscrição única permite que o candidato concorra a várias vagas dentro de um mesmo bloco.
A distribuição das vagas contempla órgãos federais principalmente em Brasília, mas também em diversos estados. O concurso adota políticas de cotas mais rigorosas, reservando 25% das vagas para pessoas negras, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência.
Além disso, haverá uma ação afirmativa inédita voltada para mulheres na segunda fase do concurso, que visa equiparar o percentual de candidatas aprovadas caso ele seja inferior a 50%. A medida busca equilibrar a participação feminina após constatar que, na primeira edição, 63% dos aprovados foram homens, apesar de mulheres formarem 56% dos inscritos.
O cronograma oficial prevê a prova objetiva em 5 de outubro, a convocação para a discursiva e confirmação de cotas em 12 de novembro, envio de títulos entre 13 e 19 de novembro, e a prova discursiva em 7 de dezembro. A primeira lista de classificação será divulgada em 30 de janeiro de 2026.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda que os candidatos cheguem com antecedência ao local de prova e aconselha levar o cartão impresso para facilitar a identificação. A ministra Esther Dweck detalhou o edital, reforçando o compromisso com a transparência e a promoção da igualdade no acesso ao serviço público.
—
Palavras-chave relacionadas para SEO (não incluir no texto divulgado): concurso público, CNU 2025, cartão de confirmação, local de prova, inscrições, vagas, provas objetivas, prova discursiva, cotas raciais, ação afirmativa mulheres, Ministério da Gestão e Inovação, salários concurso público.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com