O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (19) que fraudes na importação de combustíveis podem atingir bilhões de reais no Brasil. A declaração foi dada após a deflagração da Operação Cadeia de Carbono pela Receita Federal, que reteve cargas avaliadas em R$ 240 milhões em dois navios no Rio de Janeiro.
A Operação Cadeia de Carbono foi realizada simultaneamente em cinco estados: Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. O foco da ação é combater fraudes na importação e comercialização de combustíveis, petróleo e derivados.
Fiscais da Receita Federal cumpriram diligências em 11 locais, onde examinaram a estrutura e a capacidade operacional das empresas investigadas. Foram coletados documentos e colhidos depoimentos dos responsáveis pelos negócios envolvidos. Também foi verificada a regularidade para concessão de benefícios fiscais em âmbito federal e estadual.
Além das cargas retidas nos navios, a operação mira depósitos e terminais de armazenamento em São Paulo. Segundo o órgão, empresas com pouca estrutura estão sendo usadas como “laranjas” para ocultar os verdadeiros donos das mercadorias e os fluxos financeiros.
Essas práticas estão relacionadas a crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal. Nessas situações, a legislação permite a retenção ou a perda das mercadorias. A Receita Federal também investiga grandes grupos empresariais que utilizam contratos complexos para esconder os reais responsáveis pelas operações.
A operação mobilizou 80 servidores, 20 viaturas, uma aeronave operacional e um helicóptero de vigilância. Esses recursos foram empregados para monitorar e fiscalizar as atividades suspeitas.
Fernando Haddad destacou que o valor mapeado até o momento se refere a R$ 240 milhões em mercadorias, mas que, devido à rotina do esquema, o prejuízo pode alcançar bilhões de reais. O ministro ressaltou que o esquema tenta driblar mecanismos de controle ao longo dos anos, o que amplia o montante envolvido.
Para evitar novas fraudes, a Receita Federal está preparando uma nova norma para reforçar o controle na importação de combustíveis e derivados. O texto está em discussão com o setor e busca aprimorar os mecanismos de fiscalização.
A operação reflete o esforço do governo para coibir práticas ilegais no mercado de combustíveis e proteger a arrecadação fiscal. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e responsabilizar os responsáveis pelas irregularidades.
—
Palavras-chave para SEO: fraudes na importação de combustíveis, Operação Cadeia de Carbono, Receita Federal, Fernando Haddad, importação de petróleo, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, evasão de divisas, fiscalização de combustíveis, retenção de mercadorias.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com