Uma família ribeirinha de Belém foi convidada, de surpresa, para assistir ao show de Mariah Carey e artistas locais no evento Amazônia Live, realizado nesta semana no rio Guamá. Moradores próximos ao palco flutuante acompanharam a montagem e receberam credenciais para acompanhar o espetáculo de uma balsa em frente ao palco.
Adriano Ferreira, sua esposa Adriana Gomes e o filho presenciaram a montagem da estrutura em formato de vitória-régia, construída no meio do rio. Até momentos antes do início da apresentação, eles acreditavam que assistiriam ao show apenas de suas casas. A organização os surpreendeu com o convite no dia do evento.
“Achei o palco muito bonito. Acompanhei tudo desde o primeiro dia que vieram para cá”, disse Adriano Ferreira. Adriana Gomes, produtora rural, ressaltou que é um privilégio acompanhar o evento de perto e destacou a dimensão do espetáculo que ocorre ao abrir portas e janelas de casa.
O palco pesa 13 toneladas e foi projetado para garantir estabilidade e boa visibilidade aos cerca de 500 convidados na arquibancada montada sobre uma balsa. O arquiteto Diego Campos explicou que a escolha do local considerou a pouca correnteza do rio, garantindo segurança para a estrutura flutuante.
Além de Mariah Carey, o evento reúne artistas paraenses como Joelma, Gaby Amarantos, Dona Onete e Zaynara, que apresentam uma mistura de ritmos locais. A cantora Dona Onete destacou a importância de levar a cultura dos ribeirinhos para o mundo. Joelma mencionou que convidou Mariah Carey para experimentar o tacacá, prato tradicional da região.
Gaby Amarantos afirmou que o Amazônia Live é uma celebração cultural e uma oportunidade para reforçar a mensagem de preservação da Amazônia. O evento busca valorizar a música local como meio de conscientização sobre a importância ambiental da floresta.
Realizado pelo Rock in Rio e The Town com patrocínio da Vale, o Amazônia Live tem como objetivo destacar causas ambientais e a diversidade cultural da região. A organização tem mantido contato próximo com moradores locais, garantindo o diálogo e apoio para a realização do evento.
Uma das casas da comunidade serve como ponto de apoio à equipe, evidenciando a parceria com os residentes. Segundo Diego Campos, o alinhamento entre a organização do festival e os moradores está completo, com base no respeito e na colaboração mútua.
O Amazônia Live ocorre em um contexto de crescente interesse em valorizar a cultura amazônica e sua biodiversidade, usando a música como ferramenta para divulgar questões ambientais que impactam o planeta.
—
Palavras-chave relacionadas: Amazônia Live, Mariah Carey, Belém, palco flutuante, vitória-régia, rio Guamá, cultura paraense, preservação ambiental, Rock in Rio, artistas locais, evento musical, Amazônia, Patrimônio cultural.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com