A Caixa Econômica Federal inicia nesta quarta-feira (17)

Imagem: s2-g1.glbimg.com

A Caixa Econômica Federal inicia nesta quarta-feira (17) o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de setembro de 2025, atendendo os beneficiários conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Os depósitos seguem um calendário escalonado que se estende pelos últimos 10 dias úteis do mês.

Os primeiros pagamentos são direcionados aos beneficiários cujo NIS termina em 1, com liberação em 17 de setembro. O calendário segue até o dia 30, data destinada aos NIS com final 0. A antecipação de pagamentos ocorre apenas em dezembro.

O cronograma para setembro é o seguinte: NIS final 1 no dia 17; 2 em 18; 3 em 19; 4 em 22; 5 em 23; 6 em 24; 7 em 25; 8 em 26; 9 em 29; e 0 em 30 de setembro. Nos próximos meses, os pagamentos estão previstos para serem realizados entre 20 e 31 de outubro; 14 e 28 de novembro; e de 10 a 23 de dezembro.

Para receber o benefício, a família deve comprovar renda mensal per capita de até R$ 218. O cálculo é feito somando-se a renda total dos membros e dividindo pelo número de pessoas na residência. Além disso, os beneficiários precisam cumprir contrapartidas, como manter crianças e adolescentes matriculados na escola, acompanhar pré-natal para gestantes e manter as carteiras de vacinação atualizadas.

O processo de inscrição requer cadastro no Cadastro Único (CadÚnico), que permite a análise para enquadramento nos programas sociais federais. Apenas o cadastro não garante o recebimento imediato do Bolsa Família, pois cada programa possui critérios específicos para aprovação.

Os pagamentos são realizados principalmente por meio do aplicativo Caixa TEM e internet banking, dispensando a necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para sacar o recurso. O cartão do programa pode ser utilizado para compras em estabelecimentos comerciais, via função débito. O saque também pode ser efetuado em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.

O Bolsa Família é uma das principais políticas de transferência de renda do governo federal, destinada a famílias em situação de vulnerabilidade econômica. A organização do calendário busca garantir a distribuição ordenada dos recursos ao longo dos períodos indicados.

Assim, os beneficiários devem acompanhar as datas correspondentes ao final de seus números NIS para garantir o recebimento correto e evitar aglomerações nos locais de pagamento. O uso de meios digitais para movimentação do benefício tem se consolidado como principal forma de acesso aos recursos.

Em caso de dúvidas ou necessidade de atualização cadastral, os interessados devem procurar os centros de atendimento ao cidadão ou os órgãos responsáveis pelo Cadastro Único em seus municípios.

Palavras-chave relacionadas para SEO: Bolsa Família 2025, calendário Bolsa Família, pagamento Bolsa Família setembro, Caixa Econômica Federal, Cadastro Único, NIS Bolsa Família, benefício social, saque Bolsa Família, programa social Brasil.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile