Por que Mariah Carey se mexe pouco no palco

Imagem: s2-g1.glbimg.com

Por que Mariah Carey se mexe pouco no palco?

Possível setlist de Mariah Carey no The Town

Type Dangerous

Emotions

Make It Happen

Can’t Let Go / I’ll Be There

Vision of Love

Dreamlover

Hero

Without You

Fantasy

Always Be My Baby

My All

Honey / Heartbreaker

Obsessed

Touch My Body

Sugar Sweet

I Know What You Want

Shake It Off

It’s Like That

Don’t Forget About Us

We Belong Together

I Want to Know What Love Is

Por que Mariah Carey se mexe pouco no palco?

Diva pop com D maiúsculo, Mariah chamou a atenção ao se apresentar no Rock in Rio em 2024 — com vocais cristalinos, mas praticamente imóvel.

A performance da artista, que sempre foi “comedida”, tem se tornado cada vez mais quieta ao longo dos anos. Esse é um ponto de discussão entre fãs da cantora, mas não há notícias de que ela esteja enfrentando dificuldades físicas ou problemas de saúde relacionados a isso. Entenda por que Mariah não se mexe muito em shows:

Vocais em primeiro lugar

Grandes coreografias nunca fizeram o estilo de Mariah, é verdade. Isso é nítido em vídeos da artista desde o início de sua carreira — ainda que ela tenha experimentado com alguns passos ao longo dos anos, dançar nunca foi a prioridade da artista.

Mariah é conhecida por ser uma exímia vocalista, que alcança agudos dificílimos. Isso exige técnica, respiração e atenção ao corpo. Então, ela sempre colocou a voz em primeiro lugar, e muitos dos esforços físicos dela (gestos, movimentos e expressões) são voltados para garantir a qualidade dos vocais.

Mariah Carey se apresenta no Rock in Rio 2024

Stephanie Rodrigues/g1

Mas com o passar dos anos, a cantora passou a se movimentar cada vez menos no palco. Na imprensa internacional, há textos desde 2017 tentando explicar por que o show de Mariah tem sido surpreendentemente parado (para uma diva pop, pelo menos). A cantora se limita a entoar as canções e fazer um ou outro gesto com a mão.

Segundo o coreógrafo Anthony Burrell, que trabalhou com ela de 2013 a 2017, é difícil garantir que Mariah planeje o show pensando na parte física.

“Você sempre tem que ter em mente que ela é cantora antes de tudo. A prioridade não é ensiná-la a contar ritmo ou rotinas intermináveis. Eu queria dar à Mariah um toque moderno para renová-la, dar a ela uma pegada mais fresca e moderna, torná-la mais consciente de seu corpo e de suas falas, e não parecer que seus pés doem ao caminhar”, disse à “Cosmopolitan”.

Na entrevista, Anthony explicou que a cantora nem sempre conta com um coreógrafo ou diretor criativo em sua equipe — e de modo geral, Mariah não se importa muito com a parte da dança.

Ela mesma já disse, no ano passado, que “dançar não é o seu forte”.

Isso não quer dizer que não há coreografias nos shows dela: geralmente, há um corpo de bailarinos em torno da cantora, que às vezes até carregam Mariah pra lá e pra cá. O show tem movimento, sim, só não vem exatamente da vocalista.

Machucado sério e figurino de diva

Em 2013, durante as gravações do videoclipe do remix de “#Beautiful”, Mariah sofreu um machucado grave. Ao gravar em cima de uma plataforma, ela caiu e deslocou o ombro, além de ter um problema na costela. Acabou sendo um machucado sério, que causou danos nos nervos (pelo menos, Mariah ficou um tempo se apresentando com tipoias decoradas, como a diva que é).

Mariah Carey posa com tipoia após deslocar ombro em 2013

Reprodução/Instagram

Tudo indica que ela já está recuperada, mas na época, a cantora definiu a experiência como a “mais difícil da sua vida”. Então, dá para imaginar que Mariah, que sempre usa um figurino justinho e saltos altos — como no dia do videoclipe — tenha ficado mais cuidadosa desde então.

Durante a residência dela em 2017 em Vegas, por exemplo, circulou na internet um vídeo da cantora sendo levada de cadeira de rodas pelo hotel. Acredita-se que a medida era tomada só para facilitar a chegada ao palco, já que o figurino limita o movimento.

Levando tudo isso em consideração, é muito provável que Mariah prefira ficar parada do que arriscar se machucar novamente, se atrapalhar nos vocais ou ter problemas com o vestuário. O que importa mesmo é aquele agudinho que só ela sabe fazer.

22 de setembro – Mariah Carey fez o maior show do Palco Sunset no Rock in Rio. Na apresentação, ela fez uma retrospectiva da carreira para uma plateia emocionada.

Stephanie Rodrigues/g1

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile