O Ministério da Agricultura apreendeu mais de 2,4

O Ministério da Agricultura apreendeu mais de 2,4 toneladas de café impróprio para consumo em quatro fábricas na região de Campos dos Goytacazes (RJ) entre os dias 27 e 29 de agosto. A operação identificou que os produtos apresentavam impurezas acima do limite permitido por lei, o que motivou a retirada do mercado e medidas para correção pelas empresas envolvidas.
Durante a ação, 1.070 kg de café foram destruídos imediatamente e 1.350 kg foram apreendidos para análise laboratorial e destinação adequada. Três bobinas de rótulos irregulares de diferentes marcas também foram descaracterizadas pela fiscalização. As fábricas estavam torrando café com impurezas superiores a 1%, limite máximo autorizado para cascas e paus de café, conforme a legislação brasileira.
A operação contou com a participação do Procon-RJ, Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Sedcon) e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, trabalhando em conjunto com o Ministério da Agricultura. O objetivo principal foi proteger a saúde dos consumidores e garantir a oferta de produtos dentro dos padrões legais de qualidade.
Após a análise laboratorial, as marcas envolvidas poderão ser divulgadas publicamente pelo governo, conforme os resultados dos laudos técnicos. Além das apreensões, as empresas receberam intimações para corrigir as irregularidades. Elas terão prazo de 90 dias para adequar estruturas físicas, processos de higiene, controle de qualidade, além de implantar sistemas formais de classificação e rastreabilidade das matérias-primas.
Segundo o chefe do Serviço de Combate a Fraudes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Celso Franchini, a ação preventiva reforça a proteção à saúde pública e contribui para a competitividade do setor produtivo. A operação reforça o compromisso dos órgãos fiscalizadores em coibir práticas que possam colocar em risco a qualidade dos alimentos comercializados.
Essa fiscalização ocorre em um contexto crescente de fiscalização sobre o mercado de café no Brasil, que é um dos maiores produtores e exportadores do produto no mundo. O Ministério da Agricultura segue monitorando o setor para assegurar o cumprimento das normas vigentes e a segurança alimentar dos consumidores.
Palavras-chave relacionadas para SEO: apreensão de café, café impróprio para consumo, fiscalização de alimentos, Ministério da Agricultura, Campos dos Goytacazes, impurezas no café, segurança alimentar, Procon-RJ, Sedcon, rastreabilidade de alimentos, controle de qualidade, café torrado e moído, legislação brasileira de alimentos.
Fonte: g1.globo.com
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com