Pop & Arte

O escritor Luis Fernando Verissimo morreu aos 88

O escritor Luis Fernando Verissimo morreu aos 88
  • Publishedagosto 30, 2025

O escritor Luis Fernando Verissimo morreu aos 88 anos neste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conhecido por sua produção literária que mesclava humor e crítica social, ele publicou mais de 80 obras ao longo de sua carreira.

Verissimo ganhou destaque como cronista com o livro “O Melhor das Comédias da Vida Privada” (1994), uma coletânea de textos que retratam situações cotidianas brasileiras com ironia. O sucesso editorial levou à adaptação para a televisão na série “A Comédia da Vida Privada”, exibida pela TV Globo entre 1995 e 1997.

Outra obra marcante é “O Analista de Bagé” (1981), que apresenta um psicanalista gaúcho satirizando o universo da psicanálise. O personagem, conhecido pelo uso inusitado do “joelhaço” como método terapêutico, tornou-se símbolo do humor literário no Brasil.

Em 1979, Verissimo lançou “Ed Mort e Outras Histórias”, livro ambientado em Copacabana com um detetive atrapalhado e inspirado no cinema noir. O personagem foi adaptado para quadrinhos, teatro, séries e cinema, interpretado por artistas como Luiz Fernando Guimarães e Paulo Betti.

“As Mentiras que os Homens Contam” (2000) reuniu crônicas sobre relacionamentos e comportamento masculino, alcançando grande sucesso comercial. A obra teve sequência em “As Mentiras que as Mulheres Contam”, que tratou do olhar feminino sobre as relações.

No romance “O Clube dos Anjos” (1998), Verissimo narra a história de grupos de amigos cujos encontros gastronômicos são seguidos por mortes misteriosas. O livro recebeu adaptação cinematográfica lançada em 2022.

“Sexo na Cabeça” (1999) traz uma coletânea de crônicas que exploram a sexualidade por meio do humor e da ironia. O livro discute tabus, comportamentos e situações inesperadas relacionadas ao desejo.

Luis Fernando Verissimo foi um dos escritores brasileiros mais lidos e influentes em sua geração. Seu trabalho contribuiu para ampliar o alcance da literatura de crônica e do humor no país, deixando um legado expressivo em diferentes formatos culturais.

Verissimo faleceu em sua cidade natal, onde também desenvolveu grande parte de sua atividade literária, deixando uma produção reconhecida pela crítica e pelo público.

Palavras-chave para SEO: Luis Fernando Verissimo, escritor brasileiro, crônicas, humor literário, O Analista de Bagé, Ed Mort, O Melhor das Comédias da Vida Privada, literatura brasileira contemporânea, morte de Luis Fernando Verissimo, autores brasileiros, literatura de crônica, livros de Luis Fernando Verissimo.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Vitor Souza

Leave a Reply