Economia

Vitória foi apontada como a segunda cidade mais competitiva

Vitória foi apontada como a segunda cidade mais competitiva
  • Publishedagosto 27, 2025

Vitória foi apontada como a segunda cidade mais competitiva do Brasil no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A capital do Espírito Santo subiu uma posição em relação ao levantamento anterior, superando São Paulo e entrando entre as cinco capitais mais competitivas do país.

O estudo nacional analisou 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, utilizando 65 indicadores divididos em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. O objetivo é incentivar a melhoria da gestão pública e ajudar cidadãos e investidores a avaliarem o desempenho das cidades.

Vitória destacou-se principalmente nas dimensões Economia e Instituições, conquistando a terceira colocação em ambas. Na Economia, o levantamento avalia a capacidade de gerar emprego e renda, inovação, dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações. Em Instituições, são analisadas a gestão fiscal e a eficiência da máquina pública.

Apesar dos avanços, a dimensão Sociedade apresenta desafios para Vitória, que ocupa a 79ª posição no quesito. Essa categoria considera saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente. Mesmo assim, a cidade avançou 66 posições em relação ao último ranking.

No item capital humano, Vitória lidera nacionalmente, com bons resultados em qualificação de trabalhadores formais e matrículas no ensino superior. O acesso à saúde também teve melhora, com a cidade alcançando a quarta colocação nacional e o primeiro lugar em cobertura de saúde suplementar. A sustentabilidade fiscal avançou para a 10ª colocação.

Por outro lado, houve queda no custo da função legislativa, em que Vitória caiu 54 posições, ficando em 77º lugar. A área de telecomunicações também apresentou avanço, mas ainda exige melhorias.

Outros municípios do Espírito Santo também tiveram destaque na dimensão Instituições. Serra e Vila Velha aparecem em quarto e quinto lugares, respectivamente, atrás de Vitória, que ocupa a terceira posição. No ranking geral, as cidades capixabas tiveram desempenho variado, com avanços e recuos em diferentes posições.

Serra subiu oito posições na dimensão Instituições, melhorando em sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. A sustentabilidade fiscal passou a ocupar o 13º lugar, enquanto o funcionamento da máquina pública subiu para a 9ª colocação. Vila Velha avançou duas posições no geral, mas recuou em sustentabilidade fiscal, caindo para o 35º lugar, e teve leve queda no funcionamento da máquina pública, ficando em 11º.

Outros municípios do Espírito Santo apresentam variações no ranking: Aracruz caiu 53 posições; Cachoeiro de Itapemirim avançou 51; Cariacica recuou 5; Colatina subiu 27; Guarapari avançou 9; Linhares caiu 62; São Mateus recuou 6; e Serra subiu 34 posições.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP e chega à sexta edição em 2025. Ele considera apenas cidades com mais de 80 mil habitantes, que reúnem 60% da população brasileira. O estudo é composto por 13 pilares temáticos distribuídos entre as três dimensões principais: Instituições (19,5% do peso), Sociedade (42,4%) e Economia (38,1%).

A análise oferece uma ferramenta para o acompanhamento da gestão pública e serve como base para decisões de investidores privados.

Palavras-chave relacionadas para SEO: Vitória competitividade, Ranking Municípios 2025, gestão pública, economia Vitória, instituições públicas, saúde em Vitória, Espírito Santo cidades, Serra Instituições, Vila Velha sustentabilidade fiscal, competitividade municípios Brasil.

Fonte: g1.globo.com

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Written By
Caio Marcio

Leave a Reply