Duo lança EP instrumental de música latina futurista

Duo Lambada da Serpente pretende dar tom ‘futurista’ à música tropical latino-americana com EP instrumental O duo Lambada da Serpente, formado pelos músicos e produtores Ramiro Galas (teclados) e Son Andrade (percussão), prepara o lançamento de seu primeiro EP, previsto para 28 de agosto. Com uma sonoridade que mistura música eletrônica, instrumentos orgânicos e ritmos tradicionais, o projeto busca oferecer…
Duo Lambada da Serpente pretende dar tom ‘futurista’ à música tropical latino-americana com EP instrumental
O duo Lambada da Serpente, formado pelos músicos e produtores Ramiro Galas (teclados) e Son Andrade (percussão), prepara o lançamento de seu primeiro EP, previsto para 28 de agosto. Com uma sonoridade que mistura música eletrônica, instrumentos orgânicos e ritmos tradicionais, o projeto busca oferecer uma nova perspectiva para a música tropical latino-americana, com uma abordagem que os próprios artistas definem como “futurista”.
Influência e inspiração
O nome Lambada da Serpente tem origem na parceria entre o cantor Djavan e o poeta Cacaso (1944–1987), que resultou na canção “Lambada de serpente”, lançada por Djavan no álbum *Alumbramento* (1980). Essa referência é a base conceitual do duo, que mescla elementos tradicionais latino-americanos e brasileiros com tecnologia musical atual.
Ramiro Galas e Son Andrade transitam por gêneros tropicais como carimbó, cúmbia, além de ritmos nordestinos, principalmente aqueles incluídos na categoria forró. Eles buscam aproximar tradições sonoras andinas, latinas e brasileiras, criando uma fusão com a música eletrônica que reforça sua visão de um som latino-americano contemporâneo e com uma identidade inovadora.
A proposta sonora do EP
O EP de estreia da Lambada da Serpente é composto por quatro faixas instrumentais: “Salve, Cúmbia do Médio Oriente”, “Brega synth” e “Melozinha” fazem parte da seleção que evidenciam a diversidade da música tropical mesclada com sons eletrônicos e experimentações.
Segundo Ramiro e Son, a intenção é exercitar no trabalho prático essa teoria de diálogo musical entre o tradicional e o tecnológico, entre diferentes geografias latino-americanas, criando uma experiência auditiva que reflita essa interação cultural. A proposta instrumental reforça a ideia de remover as fronteiras linguísticas, focando na universalidade da música para expressar essa fusão.
Contexto e importância cultural
A atuação da Lambada da Serpente insere-se numa longa tradição de trocas musicais entre Brasil e países latino-americanos, que ganhou força principalmente a partir dos anos 1930. Nessa época, por exemplo, o Trio Matamoros, grupo cubano formado em 1925, realizou apresentações no Rio de Janeiro (RJ) trazendo repertórios dominados por boleros, estabelecendo um diálogo intenso entre as culturas sonoras da América Latina.
Hoje, esse intercâmbio é ampliado por novas tecnologias e pelo experimentalismo de artistas que cruzam fronteiras musicais e culturais. O duo Lambada da Serpente representa uma continuidade e inovação desse movimento, trazendo a música tropical latina para espaços modernos e digitais, ganhando relevância dentro da cena musical contemporânea.
Expectativas para o lançamento
Com o lançamento marcado para o dia 28 de agosto, o EP *Lambada da Serpente* estará disponível nas principais plataformas digitais, ampliando suas possibilidades de alcance. A iniciativa de Ramiro Galas e Son Andrade deve atrair público que busca novidade, além daqueles interessados pelo contínuo diálogo entre tradição e modernidade dentro da música latino-americana.
A proposta futurista do duo renova um panorama ainda muito relacionado a raízes regionais e abre espaço para que a música tropical ganhe novas perspectivas, combinando o orgânico com o eletrônico, a história com a inovação.
—
Palavras-chave para SEO
– Duo Lambada da Serpente
– Música latino-americana futurista
– EP Lambada da Serpente
– Música tropical instrumental
– Música eletrônica e ritmos latinos
– Ramiro Galas
– Son Andrade
– Música tropical brasileira
– Cúmbia e carimbó
– Intercâmbio musical América Latina
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com