Brasil divulga filmes pré-selecionados para Oscar 2026

Academia Brasileira de Cinema filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2026 A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta quinta-feira (14), a lista de filmes inscritos para concorrer à vaga de representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A tradicional premiação, realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, é…
Academia Brasileira de Cinema filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2026
A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta quinta-feira (14), a lista de filmes inscritos para concorrer à vaga de representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A tradicional premiação, realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, é uma das mais importantes do mundo cinematográfico.
Este ano, o Brasil tentará repetir o sucesso alcançado recentemente com o filme “Ainda Estou Aqui”, que conquistou o Oscar de melhor filme internacional. O diretor Walter Salles, figura emblemática do cinema nacional, celebrou o resultado e ressaltou a importância de representantes fortes para elevar a visibilidade da produção brasileira no exterior.
Processo de seleção
Segundo a Academia Brasileira de Cinema, a primeira etapa da seleção ocorrerá no dia 8 de setembro, quando será divulgada uma pré-lista com seis títulos escolhidos entre os concorrentes inscritos. Posteriormente, no dia 15 de setembro, será realizada a reunião final para definir o filme que oficialmente representará o Brasil na disputa.
Filmes inscritos
Ao todo, 17 produções brasileiras foram inscritas para participar do processo seletivo, abrangendo diferentes estilos e temas. Confira abaixo os títulos que estão na disputa:
– A Melhor Mãe do Mundo
– A Praia do Fim do Mundo
– Baby
– Homem com H
– Kasa Branca
– Malu
– Manas
– Milton Bituca Nascimento
– O Agente Secreto
– O Filho de Mil Homens
– O Último Azul
– Oeste Outra Vez
– Os Enforcados
– Retrato de um certo oriente
– Um Lobo entre os Cisnes
– Vitória
A diversidade de gêneros e abordagens presentes nas obras reflete o amplo panorama do cinema brasileiro contemporâneo, com produções que vão de dramas sociais a documentários, passando por temas culturais e histórias fictícias.
Expectativas para a seleção
A indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional é uma meta cobiçada por cineastas brasileiros, pois pode proporcionar maior reconhecimento internacional e fortalecer a indústria local. Após a conquista do Oscar com “Ainda Estou Aqui”, aumenta a pressão para que o novo representante mantenha o alto padrão e traga à tona narrativas que dialoguem com o público global.
A Academia Brasileira de Cinema destacou que a escolha do filme seguirá critérios técnicos e artísticos rigorosos, visando não apenas o potencial de premiação, mas a qualidade e relevância cultural das obras.
Conclusão
O anúncio dos filmes inscritos marca o início de um novo ciclo de seleção para o Oscar 2026, com a expectativa de mais um importante reforço para o cinema brasileiro no cenário internacional. Nos próximos meses, serão acompanhadas de perto as escolhas da Academia, que, mais uma vez, buscará destacar uma produção nacional capaz de competir e brilhar no maior palco do cinema mundial.
—
Palavras-chave para SEO:
Oscar 2026, Academia Brasileira de Cinema, filmes brasileiros, Melhor Filme Internacional, cinema brasileiro, Walter Salles, seleção para Oscar, filmes para Oscar, representatividade brasileira no cinema, premiação internacional, “Ainda Estou Aqui”, premiação Oscar, filmes inscritos Oscar 2026
Imagem: s2-g1.glbimg.com
Fonte: g1.globo.com