Economia

Governo lança medidas de apoio a exportadores afetados pelos EUA

Governo lança medidas de apoio a exportadores afetados pelos EUA
  • Publishedagosto 13, 2025

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (12) que o governo deve r nesta quarta-feira (13) um pacote de medidas para apoiar exportadores brasileiros afetados pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos nacionais. Segundo ele, a ideia é oferecer instrumentos que reduzam os impactos do tarifaço de 50% do pelo presidente americano, Donald Trump, sobre uma…

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (12) que o governo deve r nesta quarta-feira (13) um pacote de medidas para apoiar exportadores brasileiros afetados pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos nacionais.

Segundo ele, a ideia é oferecer instrumentos que reduzam os impactos do tarifaço de 50% do pelo presidente americano, Donald Trump, sobre uma série de mercadorias brasileiras. O objetivo é dar fôlego ao setor enquanto o país busca uma solução negociada para a disputa comercial.

“O presidente [Lula] disse que ele ia assinar [a medida] hoje [terça]. Mas ele preferiu r amanhã [quarta]. Vão estar detalhados os valores, os processos”, afirmou o ministro.

Miriam Leitão: Tarifaço vai ajudar a derrubar inflação

O pacote está sendo elaborado em conjunto pelos ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e das Relações Exteriores, e deve incluir linhas de crédito, facilitação de comércio e eventuais desonerações pontuais.

A taxação americana foi da em julho e atinge produtos como aço, alumínio, etanol e alguns itens agrícolas. Empresários brasileiros temem perda de competitividade no mercado norte-americano e redução das exportações.

Medidas

O plano de contingência deve contemplar:

linhas de crédito para as empresas impactadas pela sanção americana, para financiar investimentos e capital de giro das companhias (entenda melhor a seguir);

adiamento das cobranças de tributos e contribuições federais por até dois meses, repetindo um movimento adotado pelo Planalto na pandemia de Covid-19; e

compras públicas de mercadorias perecíveis. Há uma preocupação com os estoques de alimentos como peixes, frutas e mel, parados desde o anúncio do presidente americano, Donald Trump.


Fonte: g1.globo.com

Written By

Leave a Reply