América do Sul se destaca com mais turbulências aéreas em 2024

Imagem: s2-g1.glbimg.com

6 das 10 rotas aéreas com maior turbulência em 2024 estão na América do Sul. Unsplash/emanuviews Quem viaja pela América do Sul, especialmente pela região dos Andes, tem grandes chances de enfrentar turbulência no voo. Isso porque 6 das 10 rotas aéreas que mais "chacoalharam" em 2024 passam por lá, segundo ranking do Turbli, site que monitora esse fenômeno. O…

6 das 10 rotas aéreas com maior turbulência em 2024 estão na América do Sul.

Unsplash/emanuviews

Quem viaja pela América do Sul, especialmente pela região dos Andes, tem grandes chances de enfrentar turbulência no voo. Isso porque 6 das 10 rotas aéreas que mais “chacoalharam” em 2024 passam por lá, segundo ranking do Turbli, site que monitora esse fenômeno.

O topo da lista é ocupado pelo trecho entre o Aeroporto Internacional El Plumerillo (MDZ), em Mendonza, na Argentina, e o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez (SCL), em Santiago, no Chile.

A Argentina é o país mais presente no levantamento: aparece na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 10ª posições. Trajetos na Ásia também estão entre os mais turbulentos. Não há rotas que passam pelo Brasil na lista (veja o ranking abaixo).

do g1 para ver notícias em tempo real e de graça

10 rotas mais turbulentas do mundo em 2024

g1/Gui Sousa

A maioria das rotas mais turbulentas da lista fica próxima a áreas montanhosas, como a Cordilheira dos Andes ou o Himalaia. Segundo o Turbli, essas formações podem contribuir para o fenômeno.

O ranking é feito desde 2022 com base em dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) e do Met Office, serviço meteorológico oficial do Reino Unido.

A análise considera 10 mil rotas entre os 550 maiores aeroportos do mundo. A cada mês, são monitorados 20 voos por trecho, e o resultado anual é a média dos dados coletados.

O Turbli mede a intensidade da turbulência em edr, índice que considera a velocidade dos ventos e a energia envolvida. Quanto maior o edr, mais forte é a turbulência.

De zero a 20 ela é considerada leve; de 20 a 40, moderada; de 40 a 60, forte; de 60 a 80, severa e de 80 a 100, extrema. No ranking, mesmo as rotas mais turbulentas não ultrapassaram o nível moderado.

Turbulências são perigosas? Entenda cuidados necessários

O que são turbulências e por que elas acontecem em voos?

Veja mais:

Passaporte brasileiro sobe no ranking dos mais poderosos do mundo em 2025; veja o top 20

Barraco no avião: entenda quando o passageiro pode ser expulso do voo

Imagem: s2-g1.glbimg.com


Fonte: g1.globo.com

Sair da versão mobile